terça-feira, 20 de maio de 2008

As energias renováveis apresentam inúmeras vantagens ambientais, sociais, e económicas entre as quais:

.
- A possibilidade de implementar um modelo energético descentralizado, promovendo a igualdade de acesso à energia (produção e rendimento próprio) mas também evitando as perdas no transporte de energia a longas distâncias.

- O aproveitamento de recursos endógenos, visto que são os únicos que podem garantir a independência energética de Portugal e deste modo reduzir significativamente as importações de energia ou de recursos não rentáveis para a produção de energia.

- As energias renováveis são também as que apresentam menores emissões de gases com efeito de estufa ao longo do seu ciclo de vida, sendo portanto a solução mais óbvia, em termos de fontes energéticas, para o cumprimento das obrigações constantes do Protocolo de Quioto e consequentemente, para a atenuação do problema das alterações climáticas.

- As fontes de energia renováveis ainda são pouco utilizadas devido aos custos de instalação, à inexistência de tecnologias e redes de distribuição experimentadas e, em geral, ao desconhecimento e falta de sensibilização para o assunto por parte dos consumidores e dos municípios.

Sem comentários: