terça-feira, 20 de maio de 2008

Noticia de última hora



Galp vai construir quatro parques eólicos na Venezuela


Ilhas Margaritas, Coche, Península de La Guaira e Catia são os locais onde a Galp vai produzir 72 megawatts de energia eólica. O acordo entre a Galp Energia e a PDVSA será feito em duas fases, que seguirão a fase de estudos, que se encontra qwuase completa. Numa primeira fase, vai definir-se o investimento necessário; e na segunda, será determinada a viabilidade económica do projecto.
A decisão final caberá à PDVSA. A ser positiva, esta decisão não prevê, contudo, qualquer pagamento da PDVSA à Galp Energia pela construção dos parques eólicos. O acordo definido, como o Diário Económico avançou esta segunda-feira, compreende antes uma troca de energia renovável por combustível fóssil. Ou seja, em troca dos parques eólicos, a Galp entra na exploração de alguns blocos petrolíferos venezuelanos, retirando cerca de 2 milhões de barris de crude por ano – o que representa, aos preços actuais de mercado, 200 a 400 milhões de dólares.

Por: Mónica Silvares, em Caracas

Os 10 conselhos da Eficiência Energética

1 - Evite ter as luzes ou os equipamentos ligados, quando não for necessário.

2 - Procure utilizar os transportes públicos nos seus trajectos diários. Para distâncias curtas opte por se deslocar a pé.

3 - Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta energética e opte por aquele que apresenta menor consumo de energia.

4 – Use sempre lâmpadas economizadoras, que dão a mesma luz, mas poupam 80% da energia eléctrica utilizada e duram 8 vezes mais.

5 - “Stand-by” significa que o aparelho está em repouso (pronto a trabalhar). Os equipamentos estão a consumir energia eléctrica. Se a luz da sua televisão, leitor de DVD, microondas, aparelhagem, computador, etc. permanecer ligada, desligue-os, ao invés de desligar o comando.

6 - Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e, quando o fizer, seja o mais rápido possível. Verifique periodicamente o estado das borrachas das portas do frigorífico.

7 - No Inverno, aproveite a radiação solar para aquecer a casa, através das janelas. No Verão, evite os ganhos solares excessivos. Em ambas as estações, evite ter os aparelhos de aquecimento a funcionar com as janelas abertas.

8 - Sempre que possível, procure proceder à separação dos diferentes lixos.

9 - Utilize as máquinas de lavar, sempre que puder, com carga completa e num programa de baixa temperatura.

10 – Deve também retirar qualquer tipo de carregador (por exemplo: carregador de telemóvel) da tomada, que não esteja a ser utilizado, pois consome energia.

As energias renováveis apresentam inúmeras vantagens ambientais, sociais, e económicas entre as quais:

.
- A possibilidade de implementar um modelo energético descentralizado, promovendo a igualdade de acesso à energia (produção e rendimento próprio) mas também evitando as perdas no transporte de energia a longas distâncias.

- O aproveitamento de recursos endógenos, visto que são os únicos que podem garantir a independência energética de Portugal e deste modo reduzir significativamente as importações de energia ou de recursos não rentáveis para a produção de energia.

- As energias renováveis são também as que apresentam menores emissões de gases com efeito de estufa ao longo do seu ciclo de vida, sendo portanto a solução mais óbvia, em termos de fontes energéticas, para o cumprimento das obrigações constantes do Protocolo de Quioto e consequentemente, para a atenuação do problema das alterações climáticas.

- As fontes de energia renováveis ainda são pouco utilizadas devido aos custos de instalação, à inexistência de tecnologias e redes de distribuição experimentadas e, em geral, ao desconhecimento e falta de sensibilização para o assunto por parte dos consumidores e dos municípios.

Energia Maremotriz

Gerador maremotriz

Hidrogénio

.


Conversão

O constituinte mais abundante no universo pode vir-se a tornar no combustível do futuro. Para se utilizar o hidrogénio empregam-se as células ou pilhas de combustível (Fuel Cells), mais eficientes que as tecnologias convencionais, operam sem ruído e têm uma construção modular, sendo por isso fáceis de projectar e instalar.


Aplicações


As aplicações são obviamente variadas, incluindo CHP (Combined heat and power = cogeração), transporte e distribuição de energia, sendo passíveis de virem a ser usadas em geração a grande escala, quando combinadas com turbinas a gás, sem falar nos meios de transporte terrestre (para já!).

As pilhas de combustível são sistemas electroquímicos que convertem a energia de uma reacção química directamente em energia eléctrica, libertando calor. Funcionam como as baterias primárias, mas tanto o combustível como o oxidante são armazenados externamente, permitindo que a pilha continue a operar desde que o combustível e o oxidante (oxigénio ou ar) sejam fornecidos. Cada pilha consiste num electrólito entre dois eléctrodos (o ânodo e o cátodo).
O combustível é oxidado no ânodo, libertando electrões que se deslocam através de um circuito externo para o cátodo. O circuito é completado através de um fluxo de iões através de um electrólito, separando o combustível e o oxidante. Tipicamente verifica-se uma tensão de saída de 0.7/0.8 V, com potências de saída na ordem dos 100 W.


Actualidade

As células de combustível em Portugal ainda não passam de projectos de demonstração ou de investigação.
De todos os projectos levados a cabo nestas instituições, a que tem mais relevância é o Projecto CUTE (Clean Urban Transport for Europe), cujo objectivo é desenvolver e demonstrar um sistema de transporte livre de emissões e com baixo ruído que, incluindo a respectiva infra-estrutura energética, tem um grande potencial para reduzir a emissão de gases de efeito de estufa, indo ao encontro dos compromissos do Protocolo de Quioto, melhorando a qualidade de vida em zonas densamente povoadas e conservando os recursos fósseis.
.
.
Futuro

A solução hidrogénio puro é a ideal, mas a níveis de veículos ligeiros, a tecnologia ainda não o permite.

No entanto, espera-se que a tecnologia evolua bastante nos próximos tempos, levando a que o hidrogénio possa de facto ser elevado ao estatuto de motor económico mundial, destronando o petróleo!

Energia Geotérmica

.


Fonte

A energia Geotérmica é obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido à necessidade de se obter energia eléctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade.

.
Modos de Aproveitamento

Existem dois tipos de fontes geotérmicas, cada uma com diferentes utilizações:

- Geotermismo de alta temperatura (T> 150 ºC);

- Geotermismo de alta temperatura (T> 150 ºC);

.
Actualidade em Portugal

Em Portugal continental, actualmente, o aproveitamento da geotermia manifesta-se sobretudo a nível da utilização desta em termas.


nas ilhas, visto existirem condições ideais, há geotermia e o panorama é muito diferente.


No futuro

Visto que a energia geotérmica constitui um recurso endógeno muito importante para os Açores, espera-se que, nos próximos dez anos, a produção chegue ou ultrapasse mesmo os 30 MWe.

Já no continente outra aplicação futura poderá ser a implementação de Bombas de Calor Geotérmicas (BCG) reversíveis, que aproveitam o calor a partir de aquíferos ou de formações geológicas através de permutadores instaladas no subsolo, permitido o aquecimento e climatização de habitações.

Assim, a energia geotérmica tem um potencial bastante interessante a nível nacional, sendo necessário no futuro uma série de acções de informação, regulamentação e apoio desta fonte renovável de energia.

Energia Eólica

.

Fonte

O vento resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas, e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.

Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica estando directamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Da energia proveniente do sol, cerca de 1 a 2% é convertida em energia eólica.

Produção de energia

A energia cinética, resultante das deslocações de massas de ar, pode ser transformada em:

- Energia mecânica através de aeromotores;
- Energia eléctrica através de turbinas eólicas ou aerogeradores.


Actualidade

Em Portugal, o primeiro parque eólico foi criado em 1988 em Santa Maria (Açores), mas actualmente a distribuição destas centrais abrange quase todo o território nacional, 106 parques eólicos e 703 turbinas eólicas.

Apesar deste potencial, existiram uma série de barreiras que contribuíram para o fraco desenvolvimento da energia eólica em Portugal:

- Ligação à rede;
- Impacto ambiental;
- Procedimentos burocráticos.


Futuro

A energia eólica mostra-se como uma das fontes renováveis com maior potencial e maior desenvolvimento futuro, devido ao interesse despertado nas entidades e empresas responsáveis pelo desenvolvimento de grandes projectos para além do retorno financeiro bastante atractivo.

Energia Hídrica

.

Fonte

No ciclo da água, a precipitação sobre as montanhas cria escoamentos convergentes nos vales - os rios. Nestes existe um grande potencial energético: a energia hídrica.


Conversão

A energia disponível resulta da transformação da energia potencial de uma Massa de água em energia cinética.

O processo inicia-se com a transformação da energia cinética da água em energia cinética de rotação da turbina hidráulica, e esta energia mecânica da turbina finalmente em energia eléctrica. A cada processo estará associado um rendimento na ordem dos 80%, dependendo da tecnologia empregue.

A disponibilidade anual deste recurso depende da quantidade de água disponível para turbinar, sendo a pluviosidade, o regime de funcionamento e a bacia hidrográfica factores determinantes.


Actualidade

Em Portugal o potencial de aproveitamento de energia minihídrica está distribuído por todo o território nacional, com maior concentração no Norte e Centro do país. No entanto, apesar de terem sido licenciados 120 empreendimentos de utilização de água para produção de energia, destes 120 até a data apenas 44 estão em funcionamento.


Razões para o fraco desenvolvimento da energia hídrica em Portugal:

- dificuldades nos processos de licenciamento, onde intervêm uma série de entidades diferentes sem coordenação entre elas;
- dificuldades na ligação à rede eléctrica por insuficiências da mesma;
- a falta de critérios objectivos para a emissão de pareceres das diversas entidades;
- restrições ambientais, em certos locais com potencial exploratório o impacte ambiental ou a legislação podem inviabilizar estes projectos;
- a falta de recursos humanos face ao número de pedidos, leva a que os processos se tornem demorados.


Futuro

Será necessário:

melhor articulação entre os vários organismos intervenientes nos processos de licenciamento;

eliminação de indefinições relativas às competências legais na área de gestão do recurso hídrico;

definição de critérios operacionais de conciliação dos condicionamentos ambientais;

Energia Solar

.


Fonte

No centro do sol, os núcleos de átomos de hidrogénio fundem-se originando núcleos de hélio. A energia resultante desta reacção é radiada para o espaço, e parte dela atinge a atmosfera terrestre. Uma vez que parte da energia inicial é reflectida ou absorvida pela atmosfera, num dia de céu claro é possível medir junto a superfície terrestre num plano perpendicular, cerca de 1.000 W/m².


Esta radiação disponível à superfície terrestre divide-se em três componentes:

- directa: a que vem "directamente" desde o disco solar;

- difusa: a proveniente de todo o céu excepto do disco solar, das nuvens, gotas de água, etc.;

- reflectida: proveniente da reflexão no chão e dos objectos circundantes.


Princípio da conversão

Qualquer objecto exposto à radiação solar "Q" aquece. Simultaneamente, há perdas por radiação, convecção e condução, que aumentarão com a temperatura do corpo.Chega um momento em que as perdas térmicas, "Qp", se igualam aos ganhos devidos ao fluxo energético incidente, atingindo-se a temperatura de equilíbrio, "tc".Assim, no equilíbrio tem-se: Q = Qp. Se conseguirmos extrair continuamente uma parte do calor produzido mudaremos as condições do equilíbrio anterior, ficando:
Q = Qp + QuQu => Energia extraída do corpo ou energia útil.

Vantagens: Tanto na sua forma mais simples, obtenção de água quente, como em outras aplicações do género, a significativa poupança energética e económica (que chega a atingir em alguns casos mais de 80%), e ainda a grande disponibilidade de tecnologia no mercado, são factores que transformaram a energia solar térmica numa das mais comuns, vantajosas e atractivas formas de energia renovável.

Desvantagens: o elevado investimento inicial na instalação solar, apresenta-se por vezes como o maior entrave ao desenvolvimento desta solução.


Principais aplicações:

- produção de Água Quente Sanitária (AQS), para uso doméstico, hospitais, hotéis, etc;
- aquecimento de piscinas;
- aquecimento e arrefecimento ambiente;
- produção de água a elevadas temperaturas destinada a uso industrial.


Actualidade

Apesar de Portugal ser um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar, este recurso tem sido mal aproveitado para usos energéticos.


Razões para o fraco desenvolvimento da energia solar em Portugal:


- algumas más experiências no primeiro período de expansão do solar (década de 80), associadas à falta de qualidade dos equipamentos e, sobretudo, das instalações, o que afectou negativamente a sua imagem;
- falta de informação específica sobre as razões do interesse e as possibilidades desta tecnologia junto dos seus potenciais utilizadores;

- custo elevado do investimento inicial, desencorajando a adopção de uma solução que, pode competir com as alternativas convencionais;

- barreiras técnicas e tecnológicas à inovação quer ao nível da indústria, da construção e da instalação de equipamentos térmicos;
- insuficiência e inadequação das medidas de incentivo.


Futuro

O cenário futuro para a energia solar mostra-se com algumas mudanças a médio prazo, estando previstas uma serie de acções e incentivos com vista ao desenvolvimento da energia solar.

Os dois principais vectores de desenvolvimento dos sistemas fotovoltaicos em Portugal serão os sistemas ligados à rede eléctrica e os sistemas autónomos destinados a electrificação rural.

Portugal e as Energias

E agora uma imagem só para divertir...


... porque uma imagem vale mais do que mil palavras!

Energias Renováveis

De uma forma resumida, uma energia é renovável ...
.
... quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização; isto é, energias renováveis são energias virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.
.
.
.
.
Assim, e tendo em conta a problemática das energias não renováveis/combustíveis fósseis, as fontes de energia renováveis surgem como uma alternativa ou complemento às convencionais.
.
.
.
.
Torna-se então prioritário que, num país como Portugal, que não dispõe de recursos energéticos fósseis, o aproveitamento das fontes de energia renováveis seja um dos objectivos primordiais da política energética nacional.

Energias utilizadas em Portugal

Em Portugal apenas 15 por cento do total da energia consumida é de origem renovável, uma tendência análoga aos países da União Europeia, que continuam dependentes das energias não renováveis, segundo dados divulgados em 21 de Janeiro de 2008[1].

Tal como observamos no gráfico, cerca de 85% da energia consumida em Portugal é importada e de origem fóssil (petróleo, carvão e gás natural), o que apresenta implicações tanto ao nível estratégico, como ao nível do desenvolvimento económico nacional e da competitividade das nossas empresas. Esta utilização excessiva de combustíveis fósseis, para além de levar ao esgotamento dos recursos não renováveis, provoca consideráveis impactos ambientais, tais como alterações climáticas e poluição do ar, água e solo, o que, ultimamente, se reflecte na qualidade de vida da população.
No entanto, Portugal dispõe de vastos recursos energéticos renováveis, bem como das tecnologias necessárias para suportar qualquer crise energética que venha a acontecer no futuro. Basta ultrapassar algumas barreiras não técnicas, tais como: a falta de investimento, o pouco conhecimento dos benefícios económicos e ambientais das energias renováveis por parte do grande público e a falta de informação credível sobre o mercado destas tecnologias energéticas.





[1] Fonte: http://jorgeseguro.blogspot.com

Os Combustíveis Fósseis e os seus Riscos

Actualmente, a procura de energia assenta fundamentalmente nas fontes de energia não renováveis; fontes estas que são esgotáveis, uma vez que a sua capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que delas fazemos.
.
Carvão

É extraído de explorações minerais e foi o primeiro a ser mais utilizado. É o que se estima ter maiores reservas e o que acarreta maiores impactos ambientais, tanto em termos de poluição como de alterações climáticas.
.
.
Petróleo

Constituído por uma mistura de compostos orgânicos, é sobretudo utilizado nos transportes. É uma das maiores fontes de poluição atmosférica e motivo de disputas económicas. Estima-se que as suas reservas se esgotem daqui a 40 anos.
.
.
Gás Natural

Embora menos poluente, também contribui para as alterações climáticas. É utilizado como combustível, tanto na indústria, como nas nossas casas. Prevê-se que as suas reservas esgotar-se-ão nos próximos 60 anos.
.
.
Urânio
.
É um elemento químico existente na Terra e que constitui a base do combustível nuclear. É utilizado na indústria de defesa e civil. Tem um poder calorífico muito superior a qualquer outra fonte de energia fóssil.


Apesar de ter conhecimento de todos estes riscos e de ter noção que os seus recursos energéticos se iriam esgotar, o Homem optou pelo uso intenso do petróleo e seus derivados, do carvão mineral e do gás natural. Como consequência, resulta o altíssimo grau de poluição ambiental em que o mundo se encontra hoje mergulhado, já que preferiu o desenvolvimento tecnológico mundial que estes recursos energéticos sustentam sem se importar com os danos que causaria.

De facto, os combustíveis fósseis são fortemente poluidores uma vez que libertam dióxido de carbono quando queimados – que o aumenta da temperatura na atmosfera – causando um grave problema: o aquecimento global, também conhecido por “efeito de estufa”.
.

.

Reservas dos Combustíveis Fósseis e Consumo de Energia a nível Mundial

.

É Necessário travar o consumo dos Combustíveis Fósseis

É fundamental

utilizar os combustíveis fósseis de forma racional,

uma vez que a maioria

das actividades que realizamos ao longo

do nosso dia-a-dia

dependem deste tipo de

combustíveis...
.
Se não fossem os combustíveis fósseis

seria muito difícil

termos a qualidade de vida

que temos hoje!