terça-feira, 20 de maio de 2008

Energias utilizadas em Portugal

Em Portugal apenas 15 por cento do total da energia consumida é de origem renovável, uma tendência análoga aos países da União Europeia, que continuam dependentes das energias não renováveis, segundo dados divulgados em 21 de Janeiro de 2008[1].

Tal como observamos no gráfico, cerca de 85% da energia consumida em Portugal é importada e de origem fóssil (petróleo, carvão e gás natural), o que apresenta implicações tanto ao nível estratégico, como ao nível do desenvolvimento económico nacional e da competitividade das nossas empresas. Esta utilização excessiva de combustíveis fósseis, para além de levar ao esgotamento dos recursos não renováveis, provoca consideráveis impactos ambientais, tais como alterações climáticas e poluição do ar, água e solo, o que, ultimamente, se reflecte na qualidade de vida da população.
No entanto, Portugal dispõe de vastos recursos energéticos renováveis, bem como das tecnologias necessárias para suportar qualquer crise energética que venha a acontecer no futuro. Basta ultrapassar algumas barreiras não técnicas, tais como: a falta de investimento, o pouco conhecimento dos benefícios económicos e ambientais das energias renováveis por parte do grande público e a falta de informação credível sobre o mercado destas tecnologias energéticas.





[1] Fonte: http://jorgeseguro.blogspot.com

1 comentário:

Anónimo disse...

fizemos um óptimo trabalho :D