terça-feira, 27 de maio de 2008

Petróleo vai continuar a aumentar !

O petróleo vai continuar a aumentar, sobretudo se a tendência seguida pela economia norte-americana se mantiver, considerou esta segunda-feira o ministro da Energia argelino e actual presidente da OPEP, Chakib Khelil, em declarações à rádio nacional espanhola.
«Vamos assistir a um aumento dos preços», em particular se a situação económica nos Estados Unidos se mantiver, com o dólar a continuar a desvalorizar-se, declarou Khelil numa entrevista.

As cotações do crude iniciaram a semana orientadas em alta nas trocas electrónicas na Europa, mas num volume de transacções muito fraco por ser hoje dia feriado no Reino Unido e nos Estados Unidos.

O mercado do petróleo terminou a sessão sexta-feira acima dos 132 dólares o barril em Nova Iorque, no final de uma semana histórica em que os recordes se sucederam e onde as barras simbólicas dos 130 e depois dos 135 dólares foram ultrapassadas a um ritmo acelerado.

Desde 19 de Maio, as cotações ganharam mais de seis dólares em Nova Iorque e mais de sete dólares em Londres.

O presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo atribuiu a responsabilidade desta subida aos especuladores, às crises geopolíticas e à fraqueza do dólar, todos «factores fora do controlo da OPEP».

«Se a OPEP decide aumentar a produção, (...) por causa da especulação, este aumento não fará verdadeiramente baixar os preços», acrescentou o ministro argelino.

Sem comentários: