terça-feira, 20 de maio de 2008

Os 10 conselhos da Eficiência Energética

1 - Evite ter as luzes ou os equipamentos ligados, quando não for necessário.

2 - Procure utilizar os transportes públicos nos seus trajectos diários. Para distâncias curtas opte por se deslocar a pé.

3 - Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta energética e opte por aquele que apresenta menor consumo de energia.

4 – Use sempre lâmpadas economizadoras, que dão a mesma luz, mas poupam 80% da energia eléctrica utilizada e duram 8 vezes mais.

5 - “Stand-by” significa que o aparelho está em repouso (pronto a trabalhar). Os equipamentos estão a consumir energia eléctrica. Se a luz da sua televisão, leitor de DVD, microondas, aparelhagem, computador, etc. permanecer ligada, desligue-os, ao invés de desligar o comando.

6 - Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e, quando o fizer, seja o mais rápido possível. Verifique periodicamente o estado das borrachas das portas do frigorífico.

7 - No Inverno, aproveite a radiação solar para aquecer a casa, através das janelas. No Verão, evite os ganhos solares excessivos. Em ambas as estações, evite ter os aparelhos de aquecimento a funcionar com as janelas abertas.

8 - Sempre que possível, procure proceder à separação dos diferentes lixos.

9 - Utilize as máquinas de lavar, sempre que puder, com carga completa e num programa de baixa temperatura.

10 – Deve também retirar qualquer tipo de carregador (por exemplo: carregador de telemóvel) da tomada, que não esteja a ser utilizado, pois consome energia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito desse blog... estava prescisando muito de informações novas sobre recursos energeticos e achei ! No projeto irei fazer um mini jonal e consegui achar grandes imformações !

OBRIGADÃO DONO DO BLOG !

Gabriela